Home A Escola História
História

historia-1O Liceu São Paulo foi fundado em 30 de janeiro de 1927, pelos professores Octávio Antunes Filgueiras e André Xavier Freire (proprietários).

A cerimônia de fundação da nova escola foi um acontecimento cultural de importância na época, sendo presidida pelo Sr. Inspetor Municipal de Educação, Professor Delphino Stockler de Lima.

A primeira sede do estabelecimento situava- se na Rua Brás Cubas, nº 143, região de residências das mais tradicionais famílias da cidade, próximo onde hoje se convencionou chamar de “centro da cidade”.

Em 21 de abril de 1934 tomou posse como Diretor o Professor Juvenal Lino Mattos, sendo Vice–Diretor o Professor Eduardo Cordeiro Uchoa. Em 12 de outubro de 1934 assume a Direção o professor José Maia.

A partir de janeiro de 1936 até janeiro de 1940, o Liceu São Paulo funcionou na Avenida Conselheiro Nébias, nº 184. Após essa data, foi transferido para a Avenida Ana Costa, nº 146, onde permanece até os dias de hoje,com Ensino Infantil , Ensino Fundamental e Ensino médio , situada dentro de uma área de 4.200m² em uma das mais nobres avenidas de nossa cidade, na confluência entre os bairros da Encruzilhada, Vila Mathias e Vila Belmiro. É reconhecida como uma das escolas mais tradicionais de Santos.

Em 11 de fevereiro de 1960, assume a Direção do Liceu São Paulo o então Vereador Professor Domingos Fuschini e sua esposa, Professora Odair Guimarães Fuschini. A partir de 1967 ambos passaram a ser os únicos proprietários da Escola e do prédio onde se situa o Liceu São Paulo atualmente, quando , a partir de então, a escola implantou a filosofia da educação integral, isto é, educação do espírito e do corpo, valorizando os aspectos éticos do indivíduo.

A escola abrigava, em média, cerca de mil e seiscentos alunos anualmente, distribuídos em três prédios cipro medication. Seu curso secundário, voltado para a área comercial, por décadas seguidas, foi um dos mais respeitados e tradicionais da região. O mesmo podemos dizer do antigo curso Normal, que passou a se denominar antigo “Magistério” que formou muita gente gabaritada para educar as novas gerações.

historia-2Aposentados, os professores Fuschini e Odair continuaram sendo os mantenedores da Escola, já com o auxílio na Direção de sua filha, a Professora Regina Helena Fuschini Miranda e seu genro Dr. Ermenegildo Pinheiro da Costa Miranda.

Em 22 de junho de 1993 faleceu aquele que foi o coração e o pulso do Liceu São Paulo durante trinta e três anos (mantendo- se até essa data como mantenedor desta instituição de ensino), o Professor Domingos Fuschini.

À frente da escola, jovens diretores investiram tudo para que um novo espaço fosse erguido, mais moderno, mais amplo, mais bonito, para dar aos alunos mais conforto e espaço para sua educação. Foi assim que, no ano de 2000, passou a funcionar em nosso prédio atual todos os cursos (exceto a Educação Infantil), com uma nova cantina, modernos laboratórios de Biologia, Ciências e Informática, amplos pátios, 2 quadras de esportes, 2 elevadores grandes, anfiteatro para 420 lugares, biblioteca com literatura variada e uma equipe que faz questão de chamar e conhecer o aluno pelo nome, que o faz se sentir valorizado e seguro, mesmo num prédio tão grande.

Venha nos conhecer! Marque um horário para ser atendido por nossa equipe. Esperamos por você!